ARQUIVO
do
PASSADO da TRUCA


Índice das páginas mais antigas da Truca e que, entretanto, foram colocadas neste armazém. Podem ainda ser consultadas. É só clicar nos títulos.

Pode ainda aceder a essas páginas clicando nos títulos:

Aprender Publicidade - Onde se pode encontrar a transcrição de parte do manual escolar por onde os alunos das escolas "comerciais" aprendiam publicidade há...mais de 40 anos! Vá lá agora que ainda aprende muita coisa. Conselho de cota.

O País dos Cágados - Livro de BD publicado (e esgotado) de autoria de António Gomes de Almeida (texto) e Artur Corrreia (desenhos). Um trabalho de que pode fazer o download, incluindo a capa do livro. Trata-se da história de Portugal logo a seguir ao 25 de Abril.
Um grande gozo!

Os cartunistas da Regisconta - BD de Adolfo Feldlaufer (Adolfo), João MArtins (Martins), Manuel Vieira (Manel) e Zé Manel. Trabalhos publicados no boletim da Regisconta. Hoje uma peça de grande valor na história da BD em Portugal.

Coisas sérias - Alguns anos de artigos e crónicas publicadas na imprensa e que pareceram importantes na óptica da Truca. Um acervo histórico interessante.

Correio - Anos de correpondência para a Truca. Há lá de tudo: elogios, pedidos, sugestões, críticas, etc.

Crónicas do Danyel Sak - Muitas dezenas de crónicas escritas pelo Danyel sobre muita coisa e...coisa nenhuma. Ou, dito de outro modo, um brasileiro a viver em Cascais.

Tristes Figuras - Crónicas escritas por Edson Athayde e publicadas no DNA. Uma preciosidade que não é fácil encontrar.

Energias Livres - Textos sobre os mais variados temas, escritos por Artur Tomé.

"Eu gosto" - Uma página (com pouco sucesso) onde se pretendia recolher a opinião dos publicitários sobre campanhas de que tivessem gostado. Mas ainda por lá se encontram algumas opiniões interessantes.

Fado - Uma colecção de textos escritos por José António Baço sobre as diferenças entre o português do Brasil e de Portugal. Recomenda-se. Esteve para ser publicado em livro. Não foi mas a Truca está atenta.

Fantasmas - O lugar onde se publicaram, durante anos, os anúncios que poderiam ter ido a Cannes ...mas não foram! Paciência. Mas a Truca divulgou-os ao mundo colmatando tamanha injustiça!

Gralhas - Paso a passo foi-se ensinando algumas "habilidades" da língua portuguesa com a utilização frequente do Ciberdúvidas. Ciberduvidas, um site que devia figurar nos favoritos de qualquer publicitário. Paz à sua alma.

Quem tem um parafuso a mais - Um dia o Manuel Peres fez uma campanha para divulgar a agência onde trabalhava. Resultou numa maravilha de comunicação, nomeadamente os textos que acompanhavam o "objecto".

Pilas - Começou por uma brincadeira e transformou-se numa das maiores bases de dados de...pilas. A sério: as pilas, as ditas, as que arrastaram multidões de senhores e senhoras. Tenho estatísticas para o provar! Espero não ser amaldiçoado por encerrar esta página.

Postais do Óscar - Uma das páginas de maior sucesso da Truca. Chegaram mensagens de agrado dos quatro cantos do mundo. Só que a colecção tem limites. Tenho de devolver os álbuns ao Óscar Cruz!...

Regras - Afinal, nada que não possa ser encontrado numa boa gramática portuguesa. A ideia era só facilitar!...

Publicidade subliminar - Nunca se precebeu muito bem o que era isto de "publicidade subliminar". Mas lá que tem imagens interessantes, tem. A sua consulta nunca será uma perca de tempo.

Tio Olavo - Deliciosasa crónicas escritas pelo Edson Athayde com o título "Bate Boca" e publicadas no DN. Um grande sucesso na altura e...ainda hoje, digo eu.

Os Trintões - Outra série de artigos do Edson Athayde que assinalaram a sua entrada no clube dos trintões. Também publicada no DN. Hoje, o Edosn está mais velho mas tal como o Vinho do Porto...


.