Os Postais do Oscar

 

O Director de Produção de cinema Oscar Cruz emprestou me os seus albuns de postais antigos. Pouco a pouco, para fazer render o peixe, aqui vão aparecendo para nosso gozo.

Postais de 1913. Um presente de fim de ano para os habitantes da Ericeira.
Tal como já havíamos apresentado, este remetente escreve na horizontal e na vertical. Um postal...uma adivinha.


Evidentemente que os textos destes postias têm pouco interesse. O pai escreve à filha dando recados. O imporante são as figuras representadas. O Citroen 2CV dos primeiros anos do Sec. XIX! Em cima dois burros que transportavam a água que o seu dono vendia pelas aldeias: o aguadeiro. No segundo um modelo "de luxo" artilhado com duas mulas. Logo, de CV...nicles. Um e outro andavam pelo Alentejo. Pelo Norte os modelos eram outros a começar pelos dos chapéus.


São dois postais escritos à pressa, em viagem. Fica-nos, porém, a preciosa imagem da Nazaré em 1936 e de Coimbra em 1919.
Nunca é demais agradeer ao Óscar Cruz a oportunidade de poder mostrar estas presciosidades aos truquistas.


Mais dois exemplares da colecção de selos de Angola. emitida em 1975 com mulheres angolanas de várias etnias. Os selos e as fotografias que lhe deram origem.


Postal da sobrinha para a tia e da mulher para o marido. Pequenos recados da intimidade familiar sob a forma de postais. São linda as meninas e as suas flores...
Os postais não são datados mas pelas pessoas que escrevem "cheira-me" a 1915.


O primeiro postal, para além da curiosidade de ter um selo da Monarquia, portanto, provavelmente escrito antes de Outubro de 1910. Isto, apesar de depois da implantação da República ainda se terem usado selos do antigo regime durante muito tempo. Mas voltando aos postais: no primeiro a Maria escreve ao pai e é, nessa altura muito novinha. Ainda vai precisar de marcar as linhas de escrita para que esta saia direitinha. No segundo postal, de 1917, é provavelmente o mesmo pai a dar os parabéns à Maria pelos seus 16 anos.


16 de Março de 1917. Uma bonita idade. É a segunda vez que apresentamos postais que, tal como se vê no primeiro desta semana, a escrita é feita nos dois sentidos, sobrepondo o texto. Confuso? Um bocado mas talvez fosse considerado uma espécia de puzle.
As meninas continuam lindas e as flores...uma beleza de frescura. Penteados e vestidos, um primor.


E continuam as "mulheres bonitas", agora com flores. O primeiro postal é escrito em Outubro de 1917 e o segundo não anda londe dessa data. A curiosidade no segundo postal está na altereação nos locias de escrita e dos selos. O tio Guedes era um contestatário!


Como se pode ver, o primeiro postal foi escrito em 9 de Maio de 1914 e o segundo cerca de um ano depois. Noventa anos, uma bonita idade. A beleza feminina sempre foi a...beleza feminina. Palisse.


Não vou jurar, mas parece-me que este postal é o mais antigo da colecção do Oscar Cruz. Foi escrito há...95 anos!!!
Repare-se no trabalho de utilização da cor. Uma legenda informa que se trata de um grupo de bailarinas das "Viagens de Gulliver". A impressão é das "Officinas Photographicas" de Lisboa.
Noventa e cinco anos!!!


Estes dois postais são escritos pela mesma pessoa. A Maria, no primeiro, escreve à mamã e no segundo ao papá. Curiosamente, o primeiro é redigido em 1910 e o segundo cinco anos depois. A própria caligrafia denota, no mais recente, uma maior segurança. As meninas das fotografias, essas, continuam lindas. Desta vez os chapéus não desmerecem.


Como se pode ver, o segundo postal tem a data de 4 de Fevereiro de 1910.
A mesma prima escreve à mesma prima.


O segundo postal foi escrito, como se pode ver, em Novembro de 1916 e o primeiro por perto deve andar. Ambos foram dirigidos à mesma "menina" e daí as "meninas" das imagens. No primeiro, esta forma curiosa, de quando havia mais para dizer do que o espaço disponível, escrevia se em cima do que havia sido escrito mas em direcção diferente.


Olhando para meninas tão bonitas poderia pensar se que estes postais foram dirigidos por apaixonados às suas...apaixonadas. Mas não. No primeiro postal a filha agradece à mamã o envio de uma fotografia e na segundo uma amiga escreve a outra agradecendo os parabéns. Coisas simples e fotografias de excelente qualidade. O primeiro postal foi escrito no dia 17 de Outubro de 1913 e o outro algum tempo mais tarde e com côr!


Em 1916, o pai que estava em Espanha como militar, escrevia à filha em postais onde se brincava com os...militares.


O postal da esquerda não foi usado. Ou talvez acompanhasse outra correspondência contendo, apenas, a frase "O maduro de outros tempos". No postal da direita, os papeis pareem inverter se e no eu texto, a Maria, ao escrever para a prima, acha que a imagem representa a prima no automóvel com o Padre António a guiar.
"Não fomos ahi no domingo porque o papá foi com os manos a Loures..."
Foi escrito no dia 1 de Junho de 1910.



Veja mais postais aqui
Veja (ainda) mais postais aqui