Estúdio Raposa

História 120
"Quem não tarabuca não amnduca"

 

INDICATIVO

Fui buscar a história de hoje ao segundo volume do livro “Antologia de Contos Populares” de Alexandre Parafita e intitula-se, o conto, “Quem não trabuca não manduca”

MÚSICA

Um casal de certa idade teve uma menina. Como já não esperavam ter filhos, acharam que aquela menina foi uma graça do Céu, e por isso criaram-na com todos os mimos. Nunca lhe faltou nada, e também nunca a obrigaram a trabalhar.
Chegada a idade de casar, apareceu-lhes lá um rapaz de quem ela gostou, e que a pediu em casamento. Aos pais é que não agradava a ideia. Diziam eles ao pretendente:
- Olhe que ela não está preparada para casar! Não sabe fazer nada e é muito preguiceira!
- Não se aflijam, e deixem-na vir comigo que a ensinarei a trabalhar! - disse o moço.
E lá casaram. Casaram e foram viver para uma terra longe daquele povo. Então o rapaz levantava-se cedo para trabalhar, e naquele tempo faziam-se sopas. Logo na primeira manhã ele fez uma malga de sopas, comeu-as e foi-se embora. E ela na cama.
Acordou tarde e mal, e, como estava habituada a que a mãe lhe desse de comer, levantou-se, foi à cozinha, mas como não havia nada feito, tornou-se a deitar. Ao segundo dia aconteceu o mesmo. E ao terceiro também. O homem levantava-se, fazia as sopas para ele, deixava a malga vazia e ia para o trabalho. E ela, com preguiça de fazer o mesmo, ficava em branco.
Até que a fome lhe apertou tanto, que lá se resolveu a fazer também ela as sopas. Só que as comeu, mas deixou a malga por lavar. O marido depois fez também o mesmo, e tornou a deixar a malga suja. Por fim, toda a loiça que tinham em casa estava suja, e já não tinham onde comer as sopas. Então o marido, já farto daquilo, disse-lhe:
- Tu hoje fazes as sopas p'ra mim e p'ra ti! Que eu vou a trabalhar e tu tens que me ajudar!
Ela não teve remédio se não fazer as sopas. E antes disso teve de lavar a loiça. Quando o homem chegou à noite viu a loiça lavada e a casa arrumada ficou todo satisfeito. E a mulher ganhou gosto nisso, tornando-se uma boa dona de casa.

MÚSICA

Acabámos de ouvir “Quem não trabuca não manduca” uma história que faz parte do livro de Alexandre parafita, “Antologia de Contos Populares”.

INDICATIVO