Estúdio Raposa

História 110
Tu ou eu?

 


INDICATIVO

Vamos ouvir mais uma história tradicional portuguesa intitulada “Tu ou Eu?” Fui buacá-la ao livro “Contos tradicionais do Algarve” de Xavier Ataíde de Oliveira

MÚSICA

Havia um príncipe que ia todos os dias à caça na companhia de um conselheiro, de quem era muito amigo. Um dia teve o príncipe sede e mandou o conselheiro à procura de água.
O conselheiro foi a uma cabana e pediu água para o príncipe.
Deram-lhe um cucharro de água pelo postigo da porta. A mão que segurava o cucharro era tão branca e tão bem torneada, que deu nas vistas do conselheiro, que foi contar ao príncipe o que tinha visto. Foi o príncipe em pessoa levar o cucharro, e como a pessoa que lho recebera declarasse que não podia aparecer por estar quase nua, o príncipe entregou-lhe a própria capa e apareceu-lhe então uma formosa jovem. Ficou o príncipe encantado na formosura da jovem e ali voltava quase sempre. Um dia conheceu ele que a jovem estava muito triste. Perguntou-lhe o príncipe o motivo por que estava tão triste e ela respondeu-lhe que se sentia grávida.
Ora a este tempo o príncipe levara para casa da jovem uma criadita de oito anos que fazia os recados.
Tendo a jovem participado ao príncipe o seu estado de gravidez, ele respondeu:
- Se nascer um menino caso contigo, se uma menina, dou-te dinheiro para viveres feliz toda a vida, mas não caso contigo.
A criadita, embora de oito anos, tomou atenção na resposta do príncipe.
A jovem deu à luz uma criança do sexo masculino; e a criadita, logo que soube do nascimento do menino, foi em procura do príncipe. Soube que estava em casa de um conde e foi ali em sua procura.
Quando anunciaram ao príncipe que uma criança lhe queria falar, respondeu: ela que entre.
A criadita entrou e viu o príncipe cercado de cavalheiros e senhoras.
Aproximou-se do príncipe e disse:
Sim ou não?
o príncipe respondeu: tu ou eu.
Ela retorquiu: tu que eu não.
O príncipe disse: vai que eu vou.
Ninguém compreendeu aquele diálogo, mas o príncipe montou no seu cavalo e foi estar com a jovem que dera à luz um menino. Tanto o príncipe como a jovem ficaram admirados da esperteza da criadita, e quando, dias depois, o príncipe casou com a jovem e perfilhou o filho, a criadita foi nomeada aia da nova princesa, que sempre se mostrou muito reconhecida à sua companheira.

INDICATIVO

Ouvimos a história intitulada “Tu ou eu”, recolhida por Xavier Ataíde de Oliveira

INDICATIVO