Luís de Camões
BIOGRAFIA
 

Luis Vaz de Camões, descendente de uma família de Chaves, apesar de não existir algum documento que comprove a data do seu nascimento e o local, pensa se que terá nascido em Lisboa por volta de 1524. Viveu algum tempo em Coimbra onde terá frequentado aulas de Humanidades no Mosteiro de Santa Cruz onde tinha um tio padre. Regressou a Lisboa, onde levou uma vida de boémia.
Perdeu o olho direito nas guerras pela conquista de Ceuta, em África. Depois seguiu para a Índia. Fixou se na cidade de Goa onde terá escrito grande parte da sua obra. Camões, na sua obra lírica reconstituiu cenas e quadros
da vida popular da época, apresentando muitas vezes uma visão crítica da existência humana, sendo este o ponto alto da sua obra.
Regressou a Lisboa em 1569, pobre e doente, conseguindo publicar "Os Lusíadas" em 1572 graças à influência de alguns amigos junto do rei D. Sebastião. "Os Lusíadas", é uma epopeia que narra e glorifica os feitos heróicos portugueses. Pela grandeza da concepção, realismo das descrições e lirismo de vários episódios, conhecimento técnico, literário, histórico e geográfico, "Os Lusíadas" é uma das obras mais importantes do Renascimento.
Luis de Camões é considerado o maior poeta português, situando se a sua obra entre o Classicismo e o Maneirismo.
Obras: "Os Lusíadas" (1572), "Rimas" (1595), "El Rei Seleuco" (1587), "Auto de Filodemo" (1587) e "Anfitriões" (1587).
Faleceu no dia 10 de Junho de 1580, em Lisboa.