Ezra Pound nasceu em Hailey (Idaho) em 1885. Estudou na Universidade de Pennsylvania e no Hamilton College. Foi professor de letras românicas na Universidade de Pennsylvania, e de francês e espanhol no Wabash College, Crawfordsville, em Indiana. Foi em 1908, em Veneza, que editou o seu primeiro livro "A Lume Spento". E foi em Londres (onde viveu até 1920) que editou inúmeras obras, para além de ter participado nas Revistas Poetry e Fortnight Review, ter colaborado com Walter Morse Rummel na publicação de "Neuf Chansons de Troubadours des Xlle et Xllle Siècles", onde começou (em 1916) a escrever os "Cantos", tendo a primeira versão (Cantos 1 a 111) sido publicada em Nova York em 1917, e onde começou a compor a ópera "Le Testament" (em 1919, sobre textos de Villon). Seguidamente mudou se para Paris onde viveu até 1924, tendo publicado mais obras, entre as quais "Umbra" (em 1920). Em 1939 foi doutourado honoris causa pelo Hamilton College.
Em 1940, começou a fazer transmissões na Rádio Roma, tendo sido, em 1943 acusado pelo Tribunal do Distrito de Colúmbia, de traição. Pound, simpatizante nazi e fascinado por Mussolini, a quem dedicou um opúsculo no qual comparava o duce a Thomas Jefferson, não se limitou a fazer proselitismo anti semita na rádio italiana, entre Janeiro de 1941 e Julho de 1943, mas também em artigos e panfletos publicados até no Japão, e tinha plena consciência do peso moral das suas acções.
Para Tim Redman, autor de um estudo sobre as relações do poeta com o fascismo, "Pound sabia que o seu anti semitismo era moralmente equivocado, tanto que não permitiu que ele contaminasse a sua poesia; a coisa mais importante para ele, era ser um grande poeta." De facto, apesar de, em dois dos Cantos Pisanos de Pound, o 71 e o 73, escritos em italiano e nunca publicados, existirem referências ao esforço heróico da resistência germano italiana às forças aliadas, a sua obra não foi contaminada pelas terríveis ideologias do poeta.
Indiciado como traidor em 1943, em Maio de 1945 foi preso pelas tropas norte americanas e internado no Campo de Pisa (Disciplinary Training Center), onde esteve 3 semanas numa gaiola de aço ("gorilla cage"). Após 6 meses de pressão, foi transportado de avião aos Estados Unidos para ser julgado.
Em 1946 foi declarado louco e internado no Hospital de St. Elisabeth, em Washington, até 1958, livrando se assim da pena de morte. Mas ali pagou todos os seus pecados. Num universo dantesco de um infecto pavilhão cheio de loucos e assassinos, ali voltou à poesia, fez traduções, escreveu centenas de cartas e descobriu novas paixões literárias e filosóficas, como por exemplo, Confúcio. "Se eu tivesse lido Confúcio mais cedo, não estaria nesta confusão", diria Pound numa conversa com Charles Olson.
Em 1948 foi editado "The Cantos of Ezra Pound" (incluindo os Cantos Pisanos, que receberam o Prémio Bollingen em 1949, com muitos protestos da comunidade judaica).
A partir dessa data, o interesse pela sua obra cresceu extraordinariamente, nos dois lados do Atlântico, reforçando a campanha de intelectuais de todos os continentes para a sua libertação.
Foi liberto em 1958, regressou a Itália, e editou, entre outras obras, "Thrones: 96 109 de los Cantares" e "Impact: Essay on the ignorance and the decline of American Civilization". Em 1962, a Revista The Paris Review publicou fragmentos dos Cantos 115 e 116. Em 1965 visitou Paris para ser homenageado pelos seus 80 anos com a edição do primeiro dos dois grandes volumes consagrados à sua obra pela editora L'Herne e com o lançamento da tradução francesa dos "Cantos Pisanos". Em 1969 viajou para Nova York, onde lhe exibiram o recém descoberto manuscrito de "The Waste Land", corrigido por ele. Em 1970 foi feita a primeira publicação dos Cantos 1 a 117 no volume "The Cantos of Ezra Pound" (New Directions, Faber & Faber).
Faleceu em Veneza, em 1972.
"Um poeta deste século que afirme não ter sido influenciado por Ezra Pound merece mais a nossa piedade que a nossa reprovação" Hemingway
Ezra Pound foi um dos maiores poetas do século XX, extremamente devoto à causa da poesia e à sua generosa actividade em prol de tantos escritores e artistas modernos, como James Joyce, T.S.Eliot, Yeats, Hemingway, Antheil e Gaudier Brzeska. Mas ficará para sempre marcado pelas suas terríveis ideologias fascistas, pelo menos, as que tinha antes do seu arrependimento...
"As minhas intenções eram boas, mas enganei me na maneira de alcançá las. Fui um estúpido. O conhecimento chegou me tarde demais... Muito tarde me chegou a certeza de nada saber..." Ezra Pound
Alguma Bibliografia:
Poesia:
"A Lume Spento", 1908
"Personae", 1909
"Exultations", 1909
"Provenca", 1910
"Canzoni", 1911
"Lustra and Other Poems", 1917
"Quia Pauper Amavi", 1919
"Umbra: Collected Poems", 1920
"Cantos I XVI", 1925
"Cantos XVII XXVII", 1928
"A Draft of XXX Cantos", 1930
"A Draft of Cantos XXXI XLI", 1934
"Homage to Sextus Propertius", 1934
"The Fifth Decade of Cantos", 1937
"Cantos LII LXXI", 1940
"The Pisan Cantos", 1948
"Patria Mia", 1950
"The Cantos", 1972
Prosa:
"Gaudier Brzeska", 1916
"Pavannes and Divisions", 1918
"Instigations", 1920
"Indiscretions", 1923
"Antheil and the Treatise on Harmony", 1924
"Imaginary Letters", 1930
"How To Read", 1931
"Prolegomena: Volume I", 1932
"ABC of Economics", 1933
"Make It New", 1934
"The ABC of Reading", 1934
"Social Credit and Impact", 1935
"Jefferson and/or Mussolini", 1935
"Polite Essays", 1936
"Digest of the Analects", 1937
"Guide to Kulchur", 1938
"What is Money For"", 1939
"The Spirit of Romance", 1953
"Literary Essays", 1954
"Selected Prose: 1909 1965", 1973