Luis Coelho Barreiro
Currículo


Nasce em Lisboa a 15 de Dezembro de 1955 na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
Na escola primária obtém bom aproveitamento até à 4ª classe, passando no exame final com distinção.
Escolhe a Escola Preparatória Eugénio dos Santos para fazer os 2 primeiros anos para a continuação dos estudos.
Para fazer a vontade ao Pai faz a matricula-se na Escola Industrial de Machado de Castro, sai findo o primeiro período pois não era essa a área que queria seguir.
No ano seguinte entra na escola de Artes Decorativas António Arroio. Estava finalmente onde queria.
Por lá fica até ao 5º ano, tantos anos como a duração do Curso de Litografia, e estudou disciplinas diversas – Composição Decorativa, Desenho de Projecção e Perspectiva, Desenho de Letra, História de Arte, Desenho de Ornato, Pintura, sem esquecer claro, Matemática, Português e Francês.

As “férias grandes” do 2º ano são passadas na Grafidec de Carlos Marin - à altura professor de Desenho na Escola - José Rego e António Vivaldi.

Aluno regular, sai no decorrer do último ano do Curso sem fazer o exame final de aptidão às Belas Artes, pois já trabalhava num atelier de Arquitectura.
Fez dúzias de cópias de projectos em papel vegetal “ de arquitecto” e maquetas volumétricas dos vários projectos em curso.

Entra em 1973 nos Estúdios Jorge de Carvalho, à época uma “escola de artistas”, onde deu asas ao que mais gostava de fazer - desenhar e pintar.

Fez cenografia para peças de teatro e pintou cartazes para o Tivoli, contribuiu para a inauguração do cinema Londres, exposições para a Vista Alegre, Timex e Philips, entre outros.

Sai para cumprir o dever militar no Regimento de Engenharia 1 onde faz a recruta, e a especialidade na Secção de Projectos da Direcção da Arma de Engenharia.
Acaba o mesmo em Dezembro de 1977 e ingressa numa empresa de decoração e mobiliário de exposição para lojas de pronto-a-vestir.

 Outubro de 1978, muda-se para a Gráfica Espírito Santo, trabalho a desempenhar – account – recebe, transmite e acompanha a produção dos trabalhos dos clientes.

 Novembro de 1979, entra para o meio que ainda hoje o fascina – a Publicidade.

Na Publitotal, Agência de Publicidade do Grupo Torralta, faz artes finais, maquetas, stands, aprende fotografia e é responsável pela decoração e montagem do 1º Congresso do PPD/PSD em Tróia.

 Na sequência de dificuldades financeiras do Grupo, sai em 1981 para a Hiper –Publicidade, Paulo de Sousa Cardoso (designer), Manuel Salta (fotógrafo), João Madeira, João Lopes e Rui Barbosa (accounts), são os profissionais que a integram, após a saída da multinacional Penta de Portugal.

Desempenha os papéis de arte finalista, account e produtor gráfico com incidência especial na área de Stands, para clientes como, Seguros Império, Quimigal, Teixeira Duarte e Sotinco.

Por aí fica até finais de 1989, fazendo também trabalhos de freelancer para a Ciesa e Unitros.

No principio de 1990 muda-se para a 3x3 de Manuela Sousa e Silva, empresa dedicada à decoração e construção de stands e lojas, como responsável pelos ditos projectos.
Fica apenas 4 meses e sai devido a não entendimento quanto às directivas da empresa.

 Tira férias e trabalha em freelancer para a CCCLisboaEcom, que mais tarde se transforma em EuroRSCG.

Em Junho de 1991 entra na Cineponto – hoje Leo Burnett - de João Paulo Castel-Branco, como Produtor Gráfico.
Trabalha, FIAT, Sogrape, Longa Vida, MBBTeixeira e Honda.
Devido à crise na indústria da Publicidade após a invasão do Iraque, é dispensado em Março de 1993.

 Os 18 meses que se seguem são passados em trabalhos de freelancer.

 Em 31 de Outubro de 1995 entra para os quadros da EPG de Pedro Bidarra - hoje TBWA - para trabalhar Continente, Modelo, Galp, Auto Sueco, BDF, CGD – a decoração das lojas a nível nacional da campanha de lançamento das novas ATM em 2003, é da sua responsabilidade - Boheringer e Vitoria Seguros.

 Março de 2003, é convidado pela Direcção Criativa da McCann – José Bomtempo e Diogo Anahory - para fazer parte do Departamento de Produção Gráfica no âmbito da reestruturação em curso, e aceita um novo desafio.

O EURO 2004 está à porta e o cliente CocaCola pertence à Agência. Esta  conta é da sua responsabilidade e todo o trabalho desenvolvido no âmbito deste evento também.

Além da Coca-Cola, L`Oreal, Nestlé, Worten, ACP, MasterCard, Refriango e Sovena são contas da sua responsabilidade.

Dezembro de 2005 – com a entrada do novo CEO e no âmbito de mais uma reestruturação que visa a redução de pessoal – é dispensado das suas funções.

Tem experiência de orçamentação e acompanhamento nas áreas de produção gráfica, pós-produção fotográfica e stands.

Tem bom relacionamento com os fornecedores destas áreas, e também com alguns clientes com quem teve o prazer de privar.

 Tem bom carácter, é honesto, responsável, e gosta de autonomia, sem prejuízo do respeito pelas hierarquias.

 Tem família, é casado com a Ana Paula e têm dois filhos -  a Ana Luísa 27 anos, casada, e o Nuno Miguel 23 anos, solteiro - e um neto, o Ruben Miguel com 21 meses.

 Gosta de fazer fotografia e de automóveis. Gosta da vida.

 Tem contacto telefónico, TM  93 862 39 36

E e-mail, barreiro_luis@sapo.pt

 

.